Prefeitura realiza 'Primeira Semana do BebĂȘ' de 9 a 14 de novembro

Materia publicada dia 05/11/2015 - 13:17

A Prefeitura de Valentim Gentil, em parceria com o Comitê Municipal da Primeiríssima Infância, realiza, de 9 a 14 de novembro, a Primeira Semana do Bebê. Nessa semana, profissionais de diversas áreas estarão no município trazendo preciosas dicas e orientações para gestantes (pré e pós-parto), pais e mães de crianças de 0 a 3 anos, além de capacitação para os servidores do município responsáveis pelo atendimento dessas famílias.

 

Programação

No dia 9 de novembro (segunda-feira), às 19 horas, na Creche Municipal “Adelson Carlos de Souza”, a psicóloga Nayane Luchi Caldeira realiza palestra com o tema “Cuidar e educar”, tendo como público-alvo as famílias e cuidadores das crianças.

 

Na terça, dia 10, às 9 horas, no CCI da Estação, acontece a palestra “Vínculo entre pais e filhos”, com a psicóloga Gláucia Alves Pereira Neves, voltada para gestantes e pais de crianças de 0 a 3 anos. Na mesma data, às 19 horas, as famílias e cuidadores das crianças participarão da palestra “Alimentação saudável na primeira infância”, com a nutricionista Fernanda Jacon Borlina, na Creche “Adelson Carlos de Souza”.

 

Quarta-feira, 11, às 8h30, no Centro de Saúde, a médica Dra. Caroline Carvasa Poli e a fonoaudióloga Adriana da Cruz Belém Cineli realizam a palestra “Promoção e incentivo ao aleitamento materno”, destinada a gestantes e famílias no período de amamentação.

 

Dia 12 (quinta-feira), às 19 horas, no CCI da Estação, a equipe do CRAS promove uma oficina de fantoche para as famílias dos programas Viva Leite e Ação Jovem e mães de crianças de 0 a 3 anos.

 

Na sexta-feira, 13, às 14h30, na Câmara Municipal, o sargento Sérgio Rodrigo Ramalho Mata, comandante do Corpo de Bombeiros de Valentim Gentil, aborda o tema “Prevenção de acidentes domésticos e desobstrução de vias aéreas” junto a gestantes, pais de crianças de 0 a 3 anos, monitores de creche, agentes comunitários de saúde e professores.

 

Ação Comunitária

Finalizando a Primeira Semana do Bebê, acontece no sábado, dia 14 de novembro, das 8 às 11 horas, na Praça da Matriz, uma ação comunitária voltada para as famílias com crianças de 0 a 3 anos, com direito a engatinhata, Shantala, contação de histórias, Bazar do Bebê, momento beleza da criança e pintura facial.

 

Seminário

Em paralelo à Semana do Bebê, ocorre o I Seminário da Primeiríssima Infância, na quarta-feira, dia 11, a partir das 19h30, na Câmara Municipal, com participação da psicóloga Rádila Sales, que irá proferir a palestra “A atuação dos profissionais com crianças e famílias que favoreça o desenvolvimento infantil”, tendo como público-alvo funcionários dos setores de Saúde, Educação e Assistência Social.

 

“A primeira infância é fundamental para o desenvolvimento físico, social e cultural. Como mãe, compreendo a importância dos cuidados com nossos filhos, para que cresçam seguindo o caminho do bem. Peço a todas as famílias que estão passando ou pretendem passar por esse momento mágico, que é a chegada de uma criança, que prestigiem a I Semana do Bebê”, destaca a prefeita Rosa Caldeira.