Prefeitura oferece hidroginástica para idosos e hidroterapia para alunos do CEAP

Materia publicada dia 06/10/2015 - 08:56

A Prefeitura de Valentim Gentil oferece, gratuitamente, aulas de hidroginástica para os integrantes do Projeto Melhor Idade e hidroterapia para os alunos do Centro Educativo Amor e Paz (CEAP), destinado ao atendimento de pessoas com necessidades especiais.

 

As aulas de hidroginástica são realizadas todas as segundas e quartas-feiras, das 15h às 16h, com atendimento de 26 beneficiários da terceira idade. A hidroterapia acontece todas as terças, das 9h às 10h, e quintas-feiras, das 13h às 14h, contemplando, ao todo, 37 alunos do CEAP.

 

As atividades são promovidas nas dependências da academia Dry Fitness, ganhadora de concorrência pública, que disponibiliza piscina térmica e profissionais tecnicamente habilitados para monitorar os serviços, como educador físico e fisioterapeuta.

 

Benefícios da hidroginástica

A hidroginástica traz diversos benefícios para a saúde, principalmente para pessoas que sofrem de doenças que causam dores, como fibromialgia, artrite, artrose, escoliose, tendinite, bursite, bico de papagaio, entre outras, além de trabalhar a agilidade, coordenação motora, força, equilíbrio e proporcionar interação e sociabilidade para os idosos.

 

Para participar das aulas é necessário estar cadastrado no Projeto Melhor Idade, desenvolvido pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), frequentar regularmente os encontros do grupo e apresentar atestado médico autorizando a prática do exercício.

 

Benefícios da hidroterapia

Na hidroterapia, devido às propriedades da água, é possível reduzir a carga provocada pelo peso do corpo sobre articulações e ossos. Alguns benefícios da atividade incluem o fortalecimento dos músculos, aumento da amplitude das articulações, melhora do funcionamento cardiorrespiratório e da circulação sanguínea.

 

A cada sessão de hidroterapia, geralmente são atendidos quatro alunos do CEAP, pois como se trata de um tratamento fisioterapêutico, toda atenção deve ser dispensada aos pacientes.