Alunos de Valentim Gentil realizaram passeata contra a dengue

Materia publicada dia 18/09/2015 - 14:19

Atividade contou com a participação de mais de 600 estudantes da EMEF “Vicente Santoro”

 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Vicente Santoro”, pertencente à rede municipal de ensino de Valentim Gentil, em parceria com a Secretaria de Saúde do município e com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), realizou, nesta sexta-feira, 18/09, uma atividade de conscientização contra a dengue, com a participação de mais de 600 estudantes.

Acompanhados por professores, monitores e funcionários da escola e do setor de saúde, os alunos realizaram passeatas, nos períodos da manhã e da tarde, saindo da sede da EMEF “Vicente Santoro” até a Praça da Matriz. No trajeto, com auxílio de carro som e apoio da Polícia Militar, as crianças apresentaram para a população dicas de como se prevenir contra a dengue, eliminando das residências objetos que possam acumular água e, consequentemente, servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

Ao chegarem à Praça Central, os alunos ensaiaram “gritos de guerra” contra a dengue e, em seguida, antes de retornarem para a escola, afixaram no local os cartazes exibidos durante a passeata, para que todos tenham acesso aos ensinamentos e possam se conscientizar de que o combate à dengue depende de todos os cidadãos e não apenas do Poder Público.

A atividade realizada com os alunos da EMEF “Vicente Santoro” faz parte do Projeto “Valentim Gentil contra a Dengue”, idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de eliminar criadouros do Aedes Aegypti, prevenindo contra uma possível elevação no número de casos da doença, especialmente nesta época do ano, com tempo quente associado a pancadas de chuva, clima em que o mosquito encontra condições ideais para sua proliferação.

Segundo a Sucen, Valentim Gentil contabiliza 21 casos positivos de dengue no período de junho a setembro de 2015.

Mutirão de limpeza

Por meio do Projeto “Valentim Gentil contra a Dengue” também será realizado um mutirão de limpeza com coleta seletiva. A orientação para a população é separar tudo aquilo que não tem mais utilidade e depositar em frente de casa até o dia 25 de setembro. Em seguida, a equipe de serviços urbanos do município percorrerá todos os bairros da cidade para recolher os materiais descartados.