Evento com gestantes destaca as vantagens do parto normal

Materia publicada dia 05/02/2015 - 16:43

A Secretaria Municipal de Saúde de Valentim Gentil realizou, no último dia 28 de janeiro, no Centro de Convivência de Uso Múltiplo “Governador Mário Covas”, próximo ao Parque Municipal (Chopplândia), um encontro educativo com dezenas de gestantes do município. A atividade contou com a participação da enfermeira obstétrica Heloisa Aureliano, que atua como doula – profissional que dá apoio físico e emocional a mulheres, antes, durante e após o parto – na Santa Casa de Votuporanga.

 

Na ocasião, a especialista apresentou as vantagens do parto normal, tanto para as mães quanto para os bebês, incentivando o nascimento de maneira natural. Segundo Heloisa, a maioria das mulheres ainda opta pela cesariana, muitas vezes por falta de informação.

 

A enfermeira também ressaltou a importância de um acolhimento humanizado das mães que dão entrada no hospital. Nesse sentido, ela destacou o atendimento prestado pela Santa Casa de Votuporanga, unidade de referência de Valentim Gentil pelo SUS (Sistema Único de Saúde), que possui um espaço exclusivo para as gestantes, convidando as mulheres presentes para conhecerem a maternidade do local.

 

Durante o encontro, foram também distribuídos kits para as gestantes a partir do 8º mês de gestação contendo produtos para os cuidados com os bebês, além de um pacote de fraldas descartáveis para todas as participantes.

 

Os profissionais de saúde do município ainda orientaram sobre o período gestacional, pós-parto e saúde do bebê, ofertando às mães, por meio das unidades locais, todo apoio e estrutura necessários nessa etapa de suas vidas.

 

Ao final, as mulheres foram convidadas para a formação de um grupo de aulas de pilates exclusivo para as gestantes.