Município tem nota máxima no PMAQ e garante verba extra para Saúde

Materia publicada dia 10/12/2014 - 16:11

Valentim Gentil recebeu nota máxima, considerada “muito acima da média”, na avaliação do PMAQ-AB (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica), realizada em Unidades Básicas de Saúde de todo o país em maio deste ano. Os resultados foram divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde.

 

Como consequência do bom desempenho, o município será contemplado mensalmente, a partir do próximo ano, com recursos extras para investimento no atendimento aos usuários dos serviços da Atenção Básica.

 

Em Valentim Gentil, foram avaliadas as unidades do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) da CDHU e Jardim dos Ypês, que, juntas, atendem uma população de 6,7 mil pessoas, realizando, em média, 800 consultas e mil visitas domiciliares por mês, além de procedimentos voltados aos grupos de hipertensos, diabéticos e gestantes, entre outras atividades.

 

Para atribuição da nota, foram observados os seguintes quesitos: estrutura física, logística de atendimento, satisfação dos usuários, humanização e capacitação dos profissionais que atendem nas unidades.

 

“Estamos muito satisfeitos com o resultado da avaliação do PMAQ. Sabemos que há muito a melhorar no setor de Saúde, mas o reconhecimento comprova que estamos no caminho certo, além de representar mais recursos financeiros para o município. Parabenizo nossas equipes de Saúde, pois sem o esforço e dedicação de todos, nada disso seria possível”, afirmou a prefeita Rosa Caldeira, durante reunião com os colaboradores da Secretaria de Saúde, no plenário da Câmara Municipal de Valentim Gentil.