Alunos participam da Avaliação Nacional da Alfabetização

Materia publicada dia 25/11/2014 - 10:02

Cerca de 180 estudantes da EMEF “Vicente Santoro”, de Valentim Gentil, participaram da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), destinada aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, fase final do Ciclo de Alfabetização. As provas foram aplicadas nos dias 18 (Língua Portuguesa) e 19 de novembro (Matemática).

 

Segundo a direção da escola, a expectativa é de bom resultado na avaliação. Para isso, os alunos foram preparados com antecedência por meio de simulados com conteúdos similares ao da prova, os quais também são desenvolvidos no currículo escolar.

 

“O resultado da avaliação permite verificar se estamos conseguindo cumprir com nossas metas educacionais, implantando, se necessário, novas técnicas para continuar aprimorando a qualidade de ensino e o nível de alfabetização de nossos alunos do 3º ano do ensino fundamental, conforme o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, que a nossa escola aderiu em 2012”, afirma a diretora da EMEF “Vicente Santoro”, Maria Dalva Marques Campanhola.

 

A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), aplicada pela segunda vez em Valentim Gentil, é realizada anualmente com o objetivo de aferir a qualidade, a igualdade e a eficiência do ciclo de alfabetização das crianças.

 

De acordo com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, as crianças devem estar alfabetizadas em Língua Portuguesa e Matemática até o 3º ano do ensino fundamental, quando completam oito anos.