Valentim Gentil conquista o selo MunicĂ­pio Verde Azul

Materia publicada dia 11/12/2013 - 09:34

Valentim Gentil conquistou o selo “Município Verde Azul”, concedido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. A cidade, inclusive, subiu da 60ª para a 28ª colocação no Ranking Ambiental Paulista 2013.

 

O ranking foi divulgado na última terça-feira, 10 de dezembro, pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, durante solenidade no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Valentim Gentil participou da cerimônia com o diretor municipal de Meio Ambiente, Antonio Carlos Espinosa, representando a prefeita Rosa Caldeira, acompanhado pelo ex-prefeito Liberato Caldeira.

 

O selo é concedido aos municípios que se destacam no cumprimento das 10 metas que regem o Programa Município Verde Azul: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

 

Cada meta é avaliada com nota de 0 a 10 pelos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente. No final, as cidades que atingirem acima de 80 pontos (em 100 possíveis) são certificadas com o selo Município Verde Azul, que garante prioridade na captação de recursos do Estado para financiar projetos ambientais. É o caso de Valentim Gentil, que alcançou 86 pontos, somente quatro a menos que cidades como Votuporanga, que ficaram entre as 10 primeiras colocadas no ranking.

 

Para a prefeita Rosa Caldeira, o resultado deve ser comemorado. “Tivemos muitas dificuldades este ano; por isso, ficar na 28ª colocação entre 645 municípios do Estado de São Paulo, em uma avaliação tão criteriosa, é motivo de orgulho e satisfação. É também um desafio, pois temos que nos aprimorar para continuar neste grupo em 2014”, afirma.

 

“Agradeço nosso vice-prefeito Alexandre Ramos; a Câmara Municipal; Sabesp; o diretor municipal de Meio Ambiente, Carlinhos Espinosa; a engenheira ambiental Patrícia Lucon, nossa interlocutora no Programa Município Verde Azul; e todos os envolvidos nesta conquista. Quero também parabenizar o governador Geraldo Alckmin e o secretário Bruno Covas pela iniciativa. Esta é uma disputa onde ninguém perde, pois quem ganha é o Meio Ambiente”, conclui a prefeita.