Dúvidas?




Ouvidoria (17) 3485-9400


Login:
Senha:


Município recebe mapeamento de áreas de risco de inundações
Materia publicada dia 22/09/2015 - 09:15

A prefeita Rosa Caldeira recebeu das mãos do Coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira, Secretário-Chefe da Casa Militar do Estado de São Paulo e Coordenador Estadual de Defesa Civil, o mapeamento das áreas de alto e muito alto risco de deslizamentos e inundações do município de Valentim Gentil.

 

O estudo foi entregue no último dia 17 de setembro, durante a participação do secretário no IX Congresso de Municípios do Noroeste Paulista, promovido pela AMA (Associação dos Municípios da Ararquarense), em Votuporanga. Na ocasião, o prefeito anfitrião, Júnior Marão, também recebeu o relatório de setorização da cidade.

 

O mapeamento foi realizado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), através de convênio firmado com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Casa Militar. Em Valentim Gentil, foram identificadas duas áreas com risco médio (risco dois numa escala de zero a quatro) para inundação.

 

A primeira área de risco compreende o setor localizado próximo ao Parque Industrial, na rotatória da Av. Horácio Gonçalves de Moraes e seguindo pela referida via. O trecho apresenta moradias e uma pequena zona comercial que podem ser atingidas pela inundação, provocada pelo afogamento do sistema de drenagem durante chuvas intensas e prolongadas.

 

A segunda área compreende o setor localizado na Estrada Vicinal José Marciano Barreto, na cabeceira da ponte sobre o córrego que corta o bairro rural da Varação. Entretanto, os riscos de impacto à população são baixos, já que não há moradias sendo atingidas pelas inundações, causando prejuízos econômicos somente ao Município, com o comprometimento estrutural da ponte.

 

O objetivo do mapeamento de áreas de alto e muito alto risco de deslizamento e inundações é dar conhecimento ao Poder Público de tal situação, inclusive com sugestões de intervenções, possibilitando uma série de medidas, ações, planos e projetos para minimizar os problemas encontrados.

 

Os trabalhos de campo foram executados pela equipe técnica do IPT nas áreas indicadas pela Prefeitura Municipal de Valentim Gentil, representada pelo Coordenador Municipal de Defesa Civil, Cristian Dionizio de Oliveira.





Admin. 2013/2016
Prefeitura: Praça Jacilândia, 4-33 - Centro
Cep: 15520-000 - Fone/Fax (17) 3485-9400
CNPJ: 46.599.833/0001-11
© Todos os direitos reservados