Dúvidas?




Ouvidoria (17) 3485-9400


Login:
Senha:


Município debate melhorias nas ações de Assistência Social
Materia publicada dia 03/08/2015 - 14:33

Poder público, profissionais da área e sociedade civil levantaram demandas na cidade durante a X Conferência Municipal, realizada nos dias 29 e 30 de julho.

 

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Valentim Gentil, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou, nos últimos dias 29 e 30 de julho (quarta e quinta-feira), na sede da escola “Vicente Santoro”, a X Conferência Municipal de Assistência Social.

 

O evento contou com a presença de autoridades locais, profissionais de diversas áreas, representantes de entidades assistenciais e usuários do serviço de Assistência Social do município, totalizando cerca de 200 pessoas, que se reuniram para analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

 

Durante os dois dias de Conferência, foram realizadas diversas atividades, como uma palestra magna com o tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, proferida pelo assistente social Adriano Borges; divisão de grupos para explicação de eixos temáticos; e eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social; entre outras. Ao final, os participantes puderam avaliar os trabalhos.

 

Dando abertura ao evento, a presidente do CMAS, Geisa Andreia Moreira, destacou a importância da Conferência Municipal para a melhoria do SUAS. “Este ano o SUAS completa 10 anos. Nesse período, a assistência social evoluiu muito, saindo do assistencialismo, da caridade, para o direito. Ter as suas necessidades atendidas e resolvidas não é caridade, é direito do cidadão. Estamos aqui para discutir o que foi feito nessa década e o que pode ser melhorado para a próxima década”, destacou.

 

“Não podemos parar por aqui. Para darmos continuidade, precisamos ouvir a comunidade, o Poder Público, as entidades assistenciais e, principalmente, os usuários da assistência social. É importante sabermos o que é bom para os usuários, o que nós podemos melhorar e juntar nossas forças, nossos conhecimentos, nossa vontade de querer ampliar direitos, para reivindicar de maneira correta e concreta, através desta conferência, ouvindo as pessoas que realmente têm interesse”, concluiu o gestor municipal de Assistência Social, Sílvio Barbosa Ferrari.

 

Também estiveram presentes na abertura, o presidente da Câmara Municipal de Valentim Gentil, Zetti Maranini, que representou a prefeita Rosa Caldeira; os vereadores Fabiano Pinheiro e Gilvan Helder de Souza; e o secretário municipal de Assistência Social, Pedro Henrique Silveira Mantelli.





Admin. 2013/2016
Prefeitura: Praça Jacilândia, 4-33 - Centro
Cep: 15520-000 - Fone/Fax (17) 3485-9400
CNPJ: 46.599.833/0001-11
© Todos os direitos reservados