Dúvidas?




Ouvidoria (17) 3485-9400


Login:
Senha:


Ações de prevenção e combate à dengue ajudam no baixo número de casos
Materia publicada dia 26/03/2015 - 16:28

Valentim Gentil, através de ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, vem apresentando resultados positivos no combate à dengue. Este ano, até o presente momento, o município registrou 36 casos confirmados da doença, número considerado baixo em relação à maioria das cidades da região.

 

O município também se destaca no trabalho de busca de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. “Há um parâmetro para se mensurar o índice de infestação larvária no município, chamado Índice de Breteau, cujo esperado é de até 1%. Em Valentim Gentil, esse percentual está em 0,5", destaca a secretária municipal de Saúde, Daniele Polles Domingues.

 

Para a secretária, o bom resultado se deve a “uma estrutura de saúde organizada associada a uma população consciente, que cumpre com seus deveres”. “Não há como combater a dengue se cada morador não cumprir com seu dever de cidadão e garantir que nos seus quintais não haverá criadouros”, conclui.

 

Ações

Em Valentim Gentil, o combate a criadouros do mosquito da dengue é realizado, durante todo ano, pelos agentes de controle de vetores, com acompanhamento dos agentes comunitários de saúde, por meio de visitas casa a casa.

 

Todos os casos suspeitos recebem em suas residências a visita dos agentes municipais, que realizam o bloqueio em nove quarteirões. Se o caso for positivo, este bloqueio aumenta para 25 quarteirões ao redor da residência.

 

Nos casos positivos onde se faz necessário o uso de nebulização, que só é realizada após avaliação do caso pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) Estadual, o município disponibiliza todo equipamento de proteção individual à equipe, que se encontra treinada.

 

Além disso, visando ao enfrentamento de uma eventual epidemia de dengue, o município realizou a contratação emergencial de três novos agentes de controle de vetores, para intensificação da busca ativa de criadouros.

 

Os pacientes que chegam às unidades municipais de saúde com sintomas de dengue são devidamente atendidos, sendo disponibilizados a eles exames laboratoriais de controle, bem como acompanhamento diário até que não se tenha mais risco.

 

São realizadas, ainda, ações educativas em todas as escolas do município, como palestras, teatros e exposições de materiais para elucidação das crianças, além de panfletagem nos domicílios, entre outras atividades.





Admin. 2013/2016
Prefeitura: Praça Jacilândia, 4-33 - Centro
Cep: 15520-000 - Fone/Fax (17) 3485-9400
CNPJ: 46.599.833/0001-11
© Todos os direitos reservados