Dúvidas?




Ouvidoria (17) 3485-9400


Login:
Senha:


Mutirão de limpeza recolhe mais de 2 mil toneladas de entulhos
Materia publicada dia 22/10/2014 - 10:11

A Prefeitura de Valentim Gentil promoveu, entre os meses de setembro e outubro, o primeiro mutirão de limpeza pública com coleta seletiva, com o objetivo de deixar a cidade mais limpa e longe de doenças como a dengue e a leishmaniose, além de insetos e ratos.

 

A operação, pioneira no município, percorreu todas as regiões da cidade, passando duas vezes em cada bairro. Ao todo, foram retiradas 2.175 toneladas de entulhos. O total equivale a 435 viagens com os caminhões basculantes da Prefeitura, já que, a cada percurso completado, cinco toneladas de lixo são retiradas.

 

Os materiais foram descartados pela população separadamente, de acordo com a seguinte classificação: construção civil (restos de materiais de construção); madeiras (sofás, móveis de madeira e restos de poda de árvores); ferragens (metais, sucatas, panelas e eletrodomésticos); e recicláveis (plástico, vidro, papel e latas).

 

Para realização do mutirão, a Prefeitura designou motoristas, operadores de máquinas e servidores braçais, utilizando três caminhões basculantes e dois maquinários.

 

Vale ressaltar que é proibida a colocação de entulhos em terrenos baldios e vias públicas. Quem for flagrado fazendo o descarte irregular deste tipo de material será notificado, podendo ser multado, conforme a Lei Municipal nº 1.151/86 (Código de Posturas do Município).

 

Política Nacional de Resíduos Sólidos

A medida vai ao encontro das regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos, em vigor desde agosto deste ano, que determina a extinção de lixões, tratamento do lixo e coleta seletiva nos municípios. As prefeituras que não se adequarem à lei poderão responder por crime ambiental, com multas de até R$ 50 milhões.





Admin. 2013/2016
Prefeitura: Praça Jacilândia, 4-33 - Centro
Cep: 15520-000 - Fone/Fax (17) 3485-9400
CNPJ: 46.599.833/0001-11
© Todos os direitos reservados