Dúvidas?




Ouvidoria (17) 3485-9400


Login:
Senha:


Prefeitura inicia serviço de poda de árvores
Materia publicada dia 31/01/2014 - 12:29

A Prefeitura de Valentim Gentil vai promover a poda de todas as árvores do município. Os serviços tiveram início na última semana, na região dos conjuntos habitacionais, e irão prosseguir durante os próximos meses, atendendo os demais bairros da cidade, sem nenhum custo para a população.

 

Segundo a prefeita Rosa Caldeira, a poda deste ano será somente para embelezamento e manutenção das copas das árvores. “Em 2013, quando assumimos o Executivo, tivemos que fazer uma poda mais radical, pois o serviço não era realizado há anos e as árvores estavam muito grandes, causando sujeira nas ruas e nas casas, problemas com a rede de energia, entre outros transtornos que foram resolvidos. No começo, enfrentamos algumas críticas, mas, pouco tempo depois, a população entendeu que era uma medida necessária, pois as árvores cresceram alinhadas, a cidade ficou mais limpa e bonita, as ruas ficaram iluminadas, proporcionando mais segurança para os moradores, e não tivemos mais problemas com a fiação elétrica”, lembra a prefeita.

 

Ao todo, Valentim Gentil possui cerca de 6 mil árvores, a maioria da espécie Oiti, considerada de grande porte, pois os galhos crescem rapidamente e atingem com facilidade a altura da rede elétrica.

 

“Valentim Gentil é exemplo em poda de árvores”, afirma diretor da Elektro

Em recente entrevista à imprensa regional, o responsável pela Elektro em toda Região Noroeste, Nilton Azambuja, disse que o maior problema enfrentado pela empresa é justamente o das podas de árvores que não são realizadas. Segundo ele, a interferência dos galhos com a fiação, principalmente em épocas de ventos mais fortes, faz com que a energia seja automaticamente desligada, provocando curto circuito na rede e até partindo cabos, iluminação pública com lâmpadas apagadas ou acesas durante o dia, gerando prejuízos para os consumidores, tais como a danificação de equipamentos eletrônicos, e transtornos à população, sem considerar o custo para a empresa no restabelecimento.

 

Por outro lado, Azambuja classificou a poda de árvores realizada em Valentim Gentil como “bom exemplo” para as demais cidades. “Lá a Prefeitura realizou a poda de todas as árvores do município e atualmente a rede elétrica está quase na sua totalidade liberada deste tipo de problema”.

 

Na maioria das cidades, entretanto, o gasto com a poda de árvores é de responsabilidade dos moradores, diferentemente de Valentim Gentil, onde a Prefeitura arca com todas as despesas, oferecendo o serviço gratuitamente para a população.

 

Município Verde Azul

Valentim Gentil também é destaque pelo bom trabalho realizado na área do meio ambiente, tanto que no ano passado, a cidade saltou da 60ª para a 28ª colocação no ranking ambiental do Estado de São Paulo, conquistando o selo “Município Verde Azul”.





Admin. 2013/2016
Prefeitura: Praça Jacilândia, 4-33 - Centro
Cep: 15520-000 - Fone/Fax (17) 3485-9400
CNPJ: 46.599.833/0001-11
© Todos os direitos reservados